quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Tire suas dúvidas sobre o portátil Nintendo 3DS

Portátil chega aos EUA em 27 de março.
G1 ouviu executivos da Nintendo na quarta (19).

Fonte: G1


Portátil fechado, com detalhe para as duas câmeras que capturam imagens em 3D.
Portátil fechado, com detalhe para as duas
câmeras que capturam imagens em 3D.
(Foto: Divulgação)

Em evento realizado na quarta-feira (19) em Nova York, nos Estados Unidos, a Nintendo apresentou oficialmente o Nintendo 3DS. O portátil de duas telas, que teve sua primeira aparição em 2010, tem como novidade a reprodução de imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais e conectividade com outros aparelhos sem a intervenção do usuário.
Durante o evento de apresentação, o G1 conversou com os principais executivos da Nintendo para responder as principais dúvidas dos leitores enviadas pelo Twitter em relação ao novo videogame que chega ao mercado norte-americano no dia 27 de março.

O que é o Nintendo 3DS?
É a nova versão do popular portátil de duas telas da Nintendo. Como novidade, ele apresenta imagens em três dimensões sem a necessidade de utilizar óculos especiais, trazendo imagens com maior sensação de profundidade. Outro destaque é o foco no social, já que o aparelho poderá se comunicar com outros 3DS, trocando informações com outros usuários no sistema chamado “Street Pass”. Ele também tem foco em jogos de realidade aumentada.

O que mudou em relação ao modelo anterior?
O videogame portátil apresenta duas telas, uma superior no formato widescreen com capacidade de reproduzir imagens em 800 x 240 pixels, no caso, duas de 400 x 240 pixels para passar a sensação de 3D estereoscópico. A tela inferior é sensível ao toque e tem resolução de 320 por 240 pixels. Ele apresenta um botão Home que permite deixar os jogos em segundo plano para acessar o menu principal, tal como ocorre na função multitasking dos aparelhos com sistema operacional iOS. Ele também possui um controle analógico no formato de disco, sensor de movimento e giroscópio.
Além de uma câmera frontal, existente na versão DSi do aparelho, o 3DS possui duas câmeras traseiras que podem fotografar imagens em três dimensões. A resolução é de 640 x 480. Fechado, o 3DS tem 13,4 cm de largura, 7,4 cm de altura e 2,1 cm de espessura, pesando cerca de 230 gramas.
Um podômetro acompanha os passos dos jogadores durante o dia e, dependendo da distância caminhada, por habilitar novos itens em jogos. Tudo fica registrado no Activity Log, assim como quais jogos o usuário jogou e por quanto tempo.
3DS aberto com a tela superior, no formato widescreen que apresenta imagens em 3D.
3DS aberto com a tela superior, no formato widescreen que apresenta imagens em 3D. (Foto: Divulgação)
 
Quando chega e qual o seu preço?
Nos Estados Unidos, o NIntendo 3DS será lançado no dia 27 de março e custará US$ 250. No Japão ele chega antes, no dia 26 de fevereiro e custará 25 mil ienes, algo em torno de US$ 300. Ele será lançado nas cores aqua blue (azul) e cosmo black (preta).

Quando ele chega ao Brasil e quanto custará?
A Nintendo não revelou quando o novo videogame chegará no território nacional e nem o seu preço. Mas, de acordo com Mark Wentley, gerente de mercado da Nintendo para a América Latina, a empresa tentará lançar o produto no Brasil o mais próximo possível da chegada do aparelho às lojas norte-americanas e que seu preço será bastante competitivo.

Ele é compatível com quais línguas?
No mercado norte e latino-americano, o Nintendo 3DS suportará as línguas inglesa, espanhola, francesa e, pela primeira vez em um console da Nintendo de acordo com Bill van Zyll, gerente-geral da Nintendo para a América Latina, portuguesa falada no Brasil

O que vem na caixa com o portátil?
De acordo com a Nintendo, no pacote virá um cartão SD de 2 GB, seis cartões para usar e jogos de realidade aumentada, uma base para regarregar o aparelho e uma caneta stylus.

Posso desligar o efeito 3D?
Sim. Há um botão deslizante que permite tanto ajustar o nível de 3D que, de acordo com Bill van Zyll, é diferente para cada pessoa ou até desligá-lo. Assim, a tela apresenta apenas imagens em 2D.

O Activity Log grava todas as atividades do jogador durante o dia, inclusive o quanto ele caminhou.
O Activity Log grava todas as atividades do jogador
durante o dia, inclusive o quanto ele caminhou.
(Foto: Divulgação)
 
Os jogos lançados para o Nintendo DS serão compatíveis com o Nintendo 3DS?
Sim. Será possível jogar os jogos já lançados para o Nintendo DS no novo videogame, embora apenas com imagens em 2D. Já os jogos do 3DS não serão compatíveis com as versões anteriores do aparelho. Jogos comprados por download por meio do sistema DSiWare funcionarão, embora o aparelho terá sua própria loja virtual, a eShop, com games do GameBoy e GameBoy Color, além de apresentar vídeos de novos títulos.

Posso comprar o aparelho antes no Japão e usar games norte-americanos?
Não. O 3DS terá trava de região. Segundo Bill van Zyll, o Brasil fará parte das Américas, permitindo que o jogador compre os games em qualquer lugar do continente sem ter problemas de funcionamento. O mesmo não ocorre na possibilidade de ter um aparelho europeu ou japonês e utilizar jogos da região das Américas.

A Nintendo disse que o Nintendo 3DS é prejudicial aos olhos. Devo me preocupar?
Não. De acordo com Bill van Zyll, a empresa recomenda que crianças com menos de 6 anos evitem jogar muito tempo com o 3D da tela ativado pois seus olhos ainda estão em formação, o que pode ocasionar problemas. Os pais podem desativar por meio de software o recurso 3D em de “controle dos pais”.

Quanto tempo dura a bateria?
Com o 3D ligado, a Nintendo afirma que a bateria funcione entre 3 a 5 horas. Sem o 3D, de 5 a 8 horas. Mas o consumo de energia depende do nível do brilho da tela e do uso da conexão Wi-Fi.

Poderei jogar games on-line?
Sim, por meio de uma rede Wi-Fi, além de poder conectar diretamente com outro 3DS. Será possível ter uma lista de amigos, ver quais são os games que estão jogando no momento e convidá-los para uma partida.

Os jogos de realidade aumentada são destaque do aparelho.
Os jogos de realidade aumentada são destaque
do aparelho. (Foto: Divulgação)

O que é o Street Pass?
É a troca de informações entre dois Nintendo 3DS que se aproximam em um raio de 30 metros. Será possível trocar o Mii, o avatar do jogador nas plataformas Nintendo, além de dados de games. O jogador ficará sabendo quem foi a pessoa com quem ele cruzou na rua e quais games ele jogou. Em “PES 2011 3D” o sistema fará um comparativo entre os times do modo Master League e em “Super Street Fighter IV 3D Edition” haverá um minigame de luta entre personagens dos dois jogadores. O vitorioso consegue acessar conteúdo extra. Segundo a Nintendo, é possível desativar este recurso caso o usuário assim desejar.

E o que é o Spot Pass?
O Nintendo 3DS identifica e acessa automaticamente redes Wi-Fi abertas, fazendo o download automático de novos conteúdos e atualização de software.

Quais são os programas que vêm instalados no portátil?
O portátil traz "Nintendo 3DS Camera", editor de imagens; "Nintendo 3DS Sound", editor de som/ "Mii Maker", programa de criação dos Miis que utiliza uma foto do jogador, "AR Games", jogos de realidade aumentada (AR) que usam os cartões especiais; e "Face Raiders", que cria um game de AR com o rosto dos amigos, exigindo que o jogador ande pela sala atirando contra eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário